Trate um hematoma

Um hematoma - também chamado de hematoma ou contusão - ocorre quando o sangue dos vasos lesionados escapa para o tecido do corpo. Os hematomas podem ocorrer em vários locais: no olho, no joelho, na cabeça e durante a gravidez no útero. Contusões na cabeça podem ser extremamente perigosas e devem ser removidas cirurgicamente acima de um certo tamanho. Por outro lado, você pode tratar bem os hematomas inofensivos com um bloco de gelo e um unguento com heparina.

Causas de hematomas

Os hematomas geralmente são causados ​​por efeitos externos de violência, como queda, choque ou golpe. Uma contusão pode ocorrer, por exemplo, durante esportes ou devido a uma lesão na vida cotidiana. Além disso, um hematoma também pode ser o resultado de uma amostra de sangue ou de uma operação. Tomar medicamentos para afinar o sangue, como o ácido acetilsalicílico, pode aumentar o risco de desenvolver um hematoma.

Particularmente suscetíveis ao hematoma são pessoas que sofrem de hemofilia. Com eles, a coagulação sanguínea pode ser perturbada, e mesmo o menor dos gatilhos pode levar a hematomas de grandes áreas. Mesmo com o aumento da idade, os hematomas ocorrem com mais frequência, à medida que as paredes dos vasos dos capilares se tornam mais finas e, assim, os vasos podem se romper mais rapidamente. Além disso, quanto mais velha a pele fica mais fina e, portanto, nossos vasos podem proteger contra lesões.

Se você tem hematomas para os quais não há nenhuma razão óbvia, você deve procurar imediatamente um médico para descartar uma causa grave.

Sintomas típicos de uma contusão

Dependendo da gravidade da lesão, os hematomas podem machucar e inchar em graus variados. Típico para hematomas, que estão diretamente sob a pele, é o tom vermelho-azul escuro, que eles tomam depois de algum tempo. A rapidez com que os sintomas se tornam perceptíveis sempre depende da localização e tamanho da lesão.

Se a hemorragia é profunda no tecido, os sintomas externos são geralmente fracos. Inchaço e descoloração da pele são raros. Se se trata de uma descoloração, isso geralmente se forma depois de alguns dias. No entanto, esse hematoma ainda é doloroso, porque comprime as camadas de tecido adjacentes. A propagação do hematoma pode causar disfunção dos músculos ou articulações.

Trate um hematoma

Você esbarrou no apartamento ou caiu durante esportes, você deve esfriar a área afetada o mais rápido possível. Isso não apenas alivia a dor, mas também faz com que menos sangue entre nos tecidos à medida que os vasos sanguíneos se contraem devido ao frio. Assim, pode ser evitado que o hematoma se espalhe demais. Além disso, armazene a área afetada alta, o que também reduz o fluxo sanguíneo para o tecido lesionado.

Mais tarde, você pode esfregar a área afetada com uma pomada de heparina. O ingrediente ativo heparina promove a dissolução de coágulos sanguíneos. Além disso, pomadas com arnica são recomendadas porque têm um efeito calmante e descongestionante. Dependendo da gravidade da lesão, normalmente leva de uma a três semanas para a contusão sarar completamente.

Tratar um hematoma com remédios caseiros

Contusões menores também podem ser bem tratadas com remédios caseiros:

  • Tome um banho quente e coloque três colheres de sopa de essência de arnica na água do banho.
  • Enrole a área afetada com um pano embebido em alumina acética.
  • Esfregue o machucado com álcool.
  • Coloque 250 gramas de quark desnatado em um pano e envolva-o ao redor da área dolorida.
  • Ferva um quilo de batatas e depois esmague-as em um mingau. Coloque o mingau em um lençol e coloque na ferida.

Hematoma - Quando ao médico?

Se o hematoma for muito grande ou na vizinhança imediata de uma articulação, a remoção cirúrgica ou a drenagem podem ser necessárias. Da mesma forma, a cirurgia é inevitável quando uma contusão exerce pressão sobre estruturas adjacentes, como é o caso da chamada síndrome compartimental. Se tal hematoma não for tratado, o fluxo sangüíneo reduzido pode causar a morte do tecido. Se houver suspeita de que um hematoma tenha se formado na cabeça, o médico sempre deve ser consultado.

Hematomas muito grandes e hematomas que se espalham rapidamente devem sempre ser examinados por um médico. Então, é possível que um vaso sanguíneo maior seja danificado. Se tal lesão não for tratada a tempo, a alta perda de sangue pode levar a estados de choque que ameaçam a vida. Por um exame de ultra-som ou possivelmente por uma tomografia computadorizada, o médico pode determinar bem a posição e o tamanho do hematoma.

Além disso, a consulta médica também é aconselhável se um hematoma estiver associado a uma dor muito severa ou duradoura. O médico pode então excluir outras lesões, como uma fratura ou uma infecção. Para descartar uma lesão no osso, o médico geralmente realiza um raio X.

Compartilhe com amigos

Deixe seu comentário